Estudos

Porque é tão importante todo estudante fazer a prova do Enem

Poucos alunos sabem, mas com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é possível ingressar em uma universidade particular sem prestar vestibular. Além disso, o aluno também pode adquirir uma bolsa de estudos para cursar em uma faculdade particular.

E não é só isso, com o Enem o aluno pode conseguir um financiamento para realizar o pagamento da universidade privada.

São muitos os benefícios que o estudante adquire apenas por fazer a prova do Enem. A prova do Enem é a maior do Brasil e desde 1998 vem se valorizando. Atualmente é um dos requisitos mais importantes para quem deseja fazer um curso superior.

O por que é tão importante que todo estudante faça a prova do enem e o que esperar, você vai ver agora neste artigo.

Entrar em universidade pública sem prestar vestibular

Todo mundo sabe que prestar vestibular em universidade pública não é uma tarefa simples. Para aqueles cursos que são bem concorridos, os estudantes precisam gabaritar as provas e ficar na torcida para ser um dos primeiros no ranque de aprovados.

No entanto, no ano de 2010 foi estabelecida uma lei para que todo aquele que fizer a prova do Enem, concorra a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (SISU).

O SISU acontece duas vezes ao ano, uma em cada semestre e para participar é preciso tirar uma boa nota na redação.

Adquirir uma bolsa de estudos em faculdade privada

Outro motivo pelo qual é muito importante que o estudante faça a prova do Enem, é que a partir disso, ele pode conseguir uma bolsa de estudo em uma faculdade particular.

Por meio do Prouni (Programa Universidade para todos) o aluno pode conseguir uma bolsa de estudo parcial com desconto de 50% ou uma bolsa de estudo integral, ou seja, sem pagar nada.

E para concorrer uma bolsa do Prouni o estudante precisa fazer anualmente o Enem e tirar uma boa nota. As inscrições desse programa também acontecem duas vezes ao ano.

Conseguir financiamento estudantil para pagar a faculdade

O estudante que faz a prova do Enem pode conseguir um financiamento estudantil (FIES) para pagar a faculdade com descontos de 50% ou mesmo do valor integral das mensalidades de uma instituição privada, com juros baixos.

A dívida só começa a ser quitada com dezoito meses depois que o estudante se formar. Assim, o Enem é uma das exigências para que o estudante participe desse programa.

Ingressar em universidades estrangeiras

O Enem também abre portas para quem pretende cursar em alguma universidade de Portugal. Algumas instituições deste país possuem convênio com o Inep, que possibilitam a entrada de alunos brasileiros em alguns cursos de graduação.

Alguns cursos exigem uma média de nota e para saber mais sobre esse assunto, você deve acessar o site da universidade em que pretende fazer o curso.

Ter o certificado de conclusão do ensino médio

Agora, para que o certificado de conclusão do ensino médio seja emitido é preciso que o aluno realize a prova do Enem. A alternativa de usar a nota da prova do Enem para esta finalidade deve ser informada no momento da inscrição.

Para conseguir o certificado, o aluno deve atingir a nota mínima de 450 pontos em cada área e 500 pontos na prova de redação. Além disso, é preciso ter dezoito anos de idade.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *