Organização

O que é melhor, ter uma Faxineira ou uma Diarista?

Quando o assunto é a limpeza e arrumação periódica de casa, não gostamos de medir nem esforços nem a qualidade deles para manter os ambientes limpos e saudáveis, não é mesmo?

Principalmente hoje em dia, em que as pessoas estão mais caseiras, depois de dias de muito estresse e correria – e infelizmente alguma insegurança. Elas projetam suas casas como verdadeiros refúgios para descansar, se divertir com seus brinquedos de áudio e vídeo e ter mais convívio social.

Mas com todo esse desejo de viver melhor, precisamos escolher a melhor forma de manter nossa casa limpa e, claro, com o melhor custo possível.

Aí surge a dúvida: o que é melhor, uma faxineira ou uma diarista? E onde a emprega doméstica pode entrar nessa história?

Vamos falar um pouco a respeito, para ajudar na melhor decisão.

Empregada Doméstica, Faxineira e Diarista: semelhanças e diferenças

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que difere essas três categorias profissionais.

Empregadas Domésticas

Esta profissional executa uma série de tarefas dentro de uma casa que têm a ver com o funcionamento operacional dela conforme as necessidades dos moradores, exceto a limpeza pesada. Entre as principais:

  • Lavagem e secagem de roupas e louças
  • Organização de armários
  • Limpeza superficial
  • Preparar refeições
  • Limpeza de geladeira e fogão
  • Pequenas compras

Uma profissional que trabalhe nestas e outras atividades por pelo 3 vezes por semana – sem precisar repetir todas diariamente – já é legalmente considerada como Empregada Doméstica e deve ter carteira assinada com contrato de CLT e diversos direitos trabalhistas.

Como funcionária remunerada, ela não tem a obrigação de executar todas as tarefas nos dias em que trabalha, deve atender uma programação previamente definida.

Diaristas

É a profissional que executa as mesmas atividades da Empregada Doméstica, porém trabalha até 2 dias por semana. Desta forma, ela deve receber como autônoma, por dia trabalhado e ao final dele, sem acúmulo para pagamentos semanais ou quinzenais.

O preço é definido pela profissional considerando o praticado no mercado para o tamanho do imóvel e tarefas que serão feitas – ela não é obrigada a executar todas em uma diária e deverá cobrar adicional caso o contratante queira.

Faxineiras

A Faxineira é uma profissional autônoma na essência porque normalmente até 2 vezes por semana em uma casa. E suas funções são exclusivamente de limpeza pesada dos ambientes.

Não deve executar nenhuma das funções previstas para a Empregada Doméstica e a Diarista. Recebe por diária que ela deve estipular conforme critérios.

Uma Faxineira é essencial para manter sua casa limpa

Todos nós necessitamos limpar periodicamente nossas casas e uma das opções é fazermos diretamente os serviços.

Se por um lado, isso economiza o custo de contratar uma Faxineira, existem algumas desvantagens a considerar:

  • Não temos o conhecimento que uma Faxineira tem sobre os melhores procedimentos de limpeza de objetos e materiais diversos;
  • A faxina toma de nós um tempo precioso que poderíamos investir em estudos, negócios ou lazer;
  • Uma faxina nos moldes ideais é um desgaste físico que poucas pessoas teriam disposição para suportar.

Podemos concluir que uma Faxineira diarista é uma profissional ideal e dedicada à tarefa de limpeza com a maior eficiência possível, e você pode definir os objetivos de cada diária.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *