Uncategorized

Comprar ou alugar? Conheça 4 produtos em que é preciso avaliar bem antes de investir para o seu negócio!

Sempre que a economia passa por momentos difíceis, com o poder de compra reduzido das pessoas, surge a velha questão: comprar ou alugar? Investir na propriedade de um bem ou alugar?

Esta é uma questão complexa, mas cada vez mais presente no dia a dia, diante de ondas de consumismo, onde compramos muitas coisas e nem sempre com a necessidade, porque usamos por pouco tempo ou até mesmo porque alugar pode ser economicamente mais interessante. Mas é preciso analisar diversos aspectos e fazer algumas contas.

Por muitos anos, ter a propriedade de um bem pareceu mais interessante, mas isso já não é mais uma verdade. Nos negócios, esta preocupação aumenta muito, cada centavo é importante e a comparação é inevitável em vários itens.

Você tem esta dúvida em seu negócio, de comprar ou alugar? Conheça 4 produtos em que é preciso avaliar bem antes de investir para o seu negócio.

1 – Veículos comerciais

A aquisição de um veículo implica, além do bem em si, em assumir financiamento, impostos, despesas de regularização, de licenciamento anual, seguro e manutenções preventivas e corretivas.

Por outro lado, o aluguel é uma despesa fixa por um determinado tempo ou pode-se firmar um contrato com uma empresa locadora para dispor do número de veículos, com troca em caso de manutenção.

Como podemos ver, o aluguel pode ser mais vantajoso; sua empresa não precisará comprar (financiamento) e se preocupar em gerenciar todas as despesas e eventos, tendo mais tempo para cuidar do negócio.

2 – Equipamentos de Informática

Estes são itens onde o aluguel tem crescido bastante. Investir na compra de notebooks, desktops, impressoras, servidor é um custo bastante alto, com o complicador de terem uma vida útil pequena e sem o valor de revenda que os veículos possuem.

O aluguel pode ser uma alternativa interessante. Porém, uma dificuldade neste caso é fechar um contrato que garanta equipamentos com as configurações que o negócio exige – ter programas de edição de imagens, por exemplo.

3 – Imóvel comercial

Aqui a comparação de aluguel e venda se torna mais crítica e dependerá muito do segmento de negócio. Mas uma questão é certa: investir em uma compra só se justificará para uma operação por longo prazo.

Comprar um ponto comercial é uma despesa, principalmente de financiamento, que precisa ser bem avaliada. Para novos negócios, especialmente os digitais, alugar pode ser a melhor alternativa para não comprometer um valor alto na compra que não terá retorno em caso de venda – prestações, impostos e regularização.

Por outro lado, o aluguel precisa ser bem negociado para que não se torne um pesadelo, com aumentos que não podem ser negociados, pedido de retomada e todo o transtorno que isso implica.

4 – Gerador de Energia

Normalmente a compra de um gerador de energia não é comum na maioria das empresas. Elas preferem o aluguel – dependendo do porte do equipamento – porque um gerador de energia não é um item simples de revender eventualmente.

Além disto, a assistência técnica será de uma empresa externa, portanto não há o ganho de fazer isso internamente – poucas empresas têm a expertise e a estrutura para fazer internamente as manutenções preventiva e corretiva.

Essa empresa pode te ajudar a decidir com segurança em qual condição adquirir um Gerador de Energia a Diesel.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *